top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Índice LIRAa de 2024 ocorre esta semana em Varginha


Reprodução

A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que foi realizado nos dias 13, 14 e 15 do més de Maio, o 2º (segundo) LIRAa – (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti), do ano de 2024.

Esse levantamento consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde em cidades com índice de infestação com mais de 2 (dois) mil imóveis. Essa ação será realizada em todo território nacional.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde, além do tratamento e eliminação dos focos, serão coletados exemplares de larvas e pupas encontradas, que segue junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, que serão encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde será feita a contagem e identificação do material. Após esse trabalho, os dados são lançados no sistema do Ministério da Saúde, que vai classificar o município em Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.

No último levantamento realizado no més de Janeiro de 2024, o Município foi classificado como MÉDIO RISCO, devido uma quantidade significativa de depósitos com focos de larvas e pupas positivas encontradas. No total geral foram encontrados 86 (oitenta e seis) focos de Aedes aegypti e 02 (dois) focos de Aedes albopictus. Sendo que o bairro com mais focos foi o PARQUE RINALDI.

Depósitos predominantes: pratos de plantas, plásticos, baldes e latas. Orientamos a população para redobrar seus cuidados e atenção em todas as épocas do ano, pois o ciclo de evolução do mosquito ocorre em qualquer estação.

Comments


bottom of page