top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

45% dos brasileiros adultos sofrem de hipertensão; metade não sabe que está doente

Segundo estudo da OMS, apenas 33% dos hipertensos que descobrem o problema fazem tratamento; médicos alertam para perigo doença, que é silenciosa e pode matar.



Hipertensão, ou pressão alta, atinge quase 50% dos brasileiros adultos — Foto: Reprodução/Jornal Hoje


Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que 45% dos brasileiros adultos convivem com a hipertensão. O número é alarmante, e os dados preocupam mais conforme a idade avança: metade dos brasileiros com mais de 30 anos possui pressão alta - nome popular da hipertensão. Destes, só um terço consegue controlar a doença.

Médicos alertam que a hipertensão é silenciosa e pode matar. Só 10% das pessoas com a doença sentem os sintomas.
A pressão alta pode levar a um infarto. No entanto, ela não atinge apenas o coração: pode comprometer também os rins e, no cérebro, há o risco de um AVC. Descobertas mais recentes verificaram que a hipertensão também pode provocar demência. Isso porque ela altera a irrigação sanguínea, levando a problemas de memória. Os especialistas alertam para a necessidade de medir a pressão pelo menos uma vez por ano, com um profissional da saúde. Os dados mostram ainda que cuidar dos doentes pode salvar 365 mil brasileiros da morte precoce até 2040. O relatório da OMS mostrou que hoje em dia 1,3 bilhão de pessoas são hipertensas no mundo - o dobro do registrado em 1990.
Luiz Bortolotto, diretor da unidade de hipertensão do Instituto do Coração (Incor/SP), recomenda atenção com a alimentação e com os exercícios físicos.
“A prevenção é feita com a adoção de hábitos saudáveis de vida. Principalmente reduzir o sal na dieta, produtos enlatados, produtos embutidos, evitar a obesidade ou manter o peso para o que é adequado para pessoa; fazer atividade física regular, controlar melhor o estresse”, explicou.

FONTE: JH

Comments


bottom of page