71% dos Brasileiros Defendem Ação de Lula para Garantir Democracia na Venezuela, Aponta Pesquisa
Uma pesquisa realizada pela ONG Action For Democracy revelou que 71% dos brasileiros consideram essencial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atue em defesa da democracia na Venezuela, colaborando com líderes latino-americanos. Além disso, 52% dos entrevistados afirmam apoiar uma postura firme de Lula para pressionar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a respeitar o processo democrático no país.
O levantamento mostrou ainda que 63% dos brasileiros acreditam que Maduro perdeu as eleições para o opositor Edmundo González, enquanto 15% defendem que o atual presidente venezuelano venceu nas urnas. A pesquisa também indica que 73% dos entrevistados não confiam na legitimidade das eleições venezuelanas, questionando se elas foram realizadas de maneira segura e dentro dos padrões eleitorais.
A pesquisa entrevistou 1.515 pessoas em 112 cidades brasileiras entre os dias 10 e 15 de agosto e possui uma margem de erro de 2,5%. Recentemente, Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, emitiram um comunicado conjunto pedindo a divulgação transparente dos resultados eleitorais na Venezuela para garantir a credibilidade do processo.
Comentarios