top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

A agricultura digital está revolucionando cada vez mais as atividades agronômicas dos cultivos no Brasil

A agricultura digital está revolucionando as atividades agronômicas dos cultivos no Brasil. Uma das maiores vantagens desta revolução é a otimização e potencialização dos insumos utilizados na lavoura, incluindo as sementes. Recentemente, o xarvio® lançou uma solução para a semeadura em taxa variável, que demonstrou um aumento médio de 2,2% na produtividade do cultivo de soja, 2,4% no cultivo de algodão e 5,4% no cultivo de milho.
Esta prática utiliza algoritmos avançados para analisar a viabilidade de cada zona de talhão, considerando dados históricos, condições atuais e diversas outras variáveis. Isso proporciona aos agricultores maior agilidade e precisão em suas decisões, resultando em mais produtividade de forma sustentável e eficiente.
Além disso, tecnologias estão disponíveis para detectar o potencial produtivo de cada região do talhão, com base em imagens de satélite e drones, analisadas por inteligência artificial e transformadas em mapas detalhados. Esses mapas podem ser integrados às máquinas para distribuir automaticamente as sementes de acordo com o potencial de cada área específica do talhão.
"Os resultados da nossa solução de Semeadura em Taxa Variável, já disponível na plataforma xarvio® FIELD MANAGER para o plantio da safra 24/25, têm sido expressivos em diversas regiões do Brasil", comenta Ricardo Arruda, Gerente de Tecnologia Agronômica do xarvio® Digital Farming Solutions Brasil.
Para culturas como soja e algodão, em áreas de alto potencial produtivo, reduzir a densidade de semeadura pode aumentar a produtividade, pois proporciona mais espaço para o engalhamento das plantas. No entanto, para o milho, uma densidade maior de sementes em áreas de maior potencial produtivo pode resultar em uma maior produção de espigas de alta qualidade.
A agricultura digital é uma ferramenta poderosa, mas é fundamental buscar orientação de um profissional especializado para sua adoção. "Com o plantio em taxa variável, consegui uniformizar melhor os talhões, deixando a lavoura mais eficiente e, dessa forma, tivemos um aumento significativo em produtividade", afirma João Kupka, Gerente da Fazenda Vitória e cliente xarvio®.
O xarvio® Digital Farming Solutions é a marca global de agricultura digital da BASF, oferecendo soluções para toda a jornada do produtor, desde o plantio até a colheita, em uma única plataforma, levando praticidade, economia, otimização de recursos e sustentabilidade para as operações.

fonte:diarural

Comments


bottom of page