top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

A chama olímpica Paris 2024 foi acesa nesta terça-feira, abre revezamento da tocha.

Foto: Divulgação
A chama olímpica de Paris foi acesa na Grécia, marcando o início do revezamento da tocha. A cerimônia ocorreu no Templo de Hera, em Olímpia, e contou com a participação de mais de 10 mil condutores. Devido às nuvens, o fogo não pôde ser gerado pelos raios solares, sendo utilizado o fogo produzido durante um ensaio anterior.

A tocha, símbolo das Olimpíadas, será conduzida até a cerimônia de abertura dos Jogos de Paris, em 26 de julho, iluminando a pira. A cerimônia contou com a presença de autoridades internacionais e trouxe uma mudança no figurino das sacerdotisas, que usaram tons cinzas inspirados nas colunas gregas.

O remador grego Stéfanos Doúskos foi o primeiro condutor, passando a chama para a ex-nadadora francesa Laure Manaudou. O presidente do COI, Thomas Bach, destacou a importância dos Jogos Olímpicos como um evento pacífico em tempos de conflito.

A tocha seguirá uma rota da Grécia até a França, atravessando o Mediterrâneo a bordo de um veleiro centenário, e percorrerá 400 cidades francesas, incluindo territórios ultramarinos. Projetada pelo designer Mathieu Lehanneur, a tocha de Paris representa os pilares da cidade: Paris, Igualdade e Paz.

As Olimpíadas de Paris contarão com mais de dez mil atletas de mais de duzentas nações e terão a cerimônia de abertura em 26 de julho de 2024. O Brasil terá 184 atletas classificados, incluindo Alison dos Santos, Matheus Lima e Ana Sátila, que competirão em duas provas cada.
Fonte: G1

Comments


bottom of page