top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Acidente no Reino Unido: Navio bate em petroleiro, gera incêndio e deixa 32 vítimas

Reprodução
Reprodução
Um petroleiro que transportava combustível de aviação ficou em chamas e vazou substâncias no Mar do Norte, ao nordeste da Inglaterra, após uma colisão com um navio de carga nesta segunda-feira (10). Mais de 30 membros da tripulação ficaram feridos e precisaram ser hospitalizados.

A Guarda Costeira mobilizou helicópteros, aeronaves de asa fixa, botes salva-vidas e embarcações equipadas com capacidade para combater incêndios para o local do incidente. Trinta e duas vítimas foram transferidas para a terra firme, sendo encaminhadas para o hospital de Grimsby. A gravidade das condições das vítimas não foi especificada. Os navios envolvidos foram o petroleiro Stena Immaculate, de 49.729 toneladas e bandeira dos EUA, e o navio porta-contêineres Solong, de 9.322 toneladas e bandeira portuguesa. O Stena Immaculate faz parte de um programa do governo dos EUA para fornecer combustível às forças armadas em situações de emergência.

Imagens da BBC mostraram pelo menos um dos navios em chamas, com nuvens de fumaça preta subindo no céu. De acordo com dados de rastreamento, ambos os navios estavam próximos à costa quando a colisão ocorreu. A Stena informou que o petroleiro é operado pelo grupo logístico dos EUA Crowley, e que o Stena Immaculate, carregando combustível Jet-A1, foi atingido pelo Solong enquanto estava ancorado perto de Hull, no Mar do Norte.

O Crowley declarou que o petroleiro sofreu a ruptura de um dos tanques de carga e, como resultado, o incêndio e o vazamento de combustível ocorreram. A tripulação do Stena abandonou o navio após várias explosões, e todos os marinheiros foram resgatados com segurança.

Especialistas em seguros afirmaram que, apesar do incêndio, o risco de poluição ambiental seria menor devido ao tipo de carga do petroleiro. No entanto, ainda é cedo para avaliar a extensão dos danos ambientais. O Greenpeace alertou que a magnitude do impacto dependerá de vários fatores, como o tipo de óleo transportado e as condições do mar e do clima no momento do incidente.

O acidente ocorreu em uma das vias marítimas mais movimentadas do Reino Unido, com tráfego intenso de navios que conectam os portos da região à Holanda e à Alemanha. A Royal National Lifeboat Institution (RNLI) confirmou que várias pessoas abandonaram os navios após a colisão, e incêndios foram reportados em ambas as embarcações.

O Stena Immaculate, com 183 metros de comprimento, estava ancorado em Immingham, no nordeste da Inglaterra, quando foi atingido pelo Solong, de 140 metros, que estava a caminho de Roterdã. A seguradora norueguesa Skuld confirmou que o Solong estava coberto por seguro, incluindo danos ambientais e lesões à tripulação. O gerente do Solong e a seguradora do Stena Immaculate não responderam aos pedidos de comentário. A Organização Marítima Internacional, agência das Nações Unidas, também declarou estar ciente da situação.

Fonte:Cnn

コメント


Gazeta de Varginha

bottom of page