top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

ACIV resgatando história de seus fundadores: Dr. Matheus Nogueira de Acayaba, o primeiro presidente




A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha – ACIV, em comemoração ao seu centenário, celebrado em 6 de abril de 2024, está resgatando a sua história, homenageando os empresários que marcaram a trajetória da entidade.

Na última matéria, homenageamos o senhor Francisco Navarra, cujo nome hoje estampa uma das principais avenidas de Varginha. Nesta, destacaremos o Dr. Matheus Nogueira de Acayaba, o primeiro presidente da Associação Comercial de Varginha. As informações abaixo foram gentilmente cedidas por seu bisneto, Leandro Acayaba.

Dr. Matheus Nogueira de Acayaba era natural de Mar de Espanha, um pequeno município de Minas Gerais com pouco mais de 12 mil habitantes. Nascido em 24 de agosto de 1875, era filho do Sr. Pedro Carlos Nogueira de Sá e Dona Francisca Nogueira de Sá.

Ainda jovem, iniciou sua vida como comerciante na cidade de Elói Mendes. Registros o descrevem como uma pessoa extremamente dedicada. Um jornal cedido pela família relata que: "Mais tarde, impulsionado por seu esforço próprio e pela rara cultura adquirida através de estudos contínuos e acurados, e buscando beneficiar aqueles que necessitavam de seus conselhos e pareceres, seguiu para Belo Horizonte. Lá, após exames brilhantes, obteve a carteira de advogado provisionado, posteriormente concluindo o curso completo de ciências jurídicas e sociais".

Dr. Matheus teve grande atuação na vida política, sendo presidente da Câmara Municipal de Elói Mendes por um quadriênio e prefeito do município, tendo inclusive participado da emancipação municipal. Morou por um tempo na cidade de Santos/SP, antes de se mudar definitivamente para Varginha, onde além de advogado, que sempre atendeu os mais necessitados, dedicou-se também ao comércio de café.

Apesar de sua atuação em diversos ramos, a advocacia sempre foi sua grande paixão, sendo presidente da OAB Varginha de 1937 a 1939. Faleceu em 22 de julho de 1946, deixando os filhos: Dr. José Nogueira de Acayaba, Joaquim Nogueira de Acayaba, Anita Acayaba Kramer, Odila Nogueira Acayaba Vieira, Maria Alays Nogueira Acayaba Rezende e Adalgisa Nogueira de Acayaba.

Uma curiosidade: Maria Alays Nogueira Acayaba era casada com o agricultor Emílio Rezende Filho e mãe do varginhense Morvan Aloysio Acayaba de Rezende. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1957), com aperfeiçoamento em Sociologia pela PUC/MG e pós-graduação pelo CEPG(2000), Morvan atuou como advogado, professor universitário, presidente da Fundação Educacional de Varginha (mantenedora da Faculdade de Direito de Varginha - FADIVA), deputado estadual por dois mandatos, secretário de Estado da Administração de Minas Gerais, diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais e senador da República.

O coordenador de comunicação e marketing da ACIV, Henrique Avellar, comentou sobre as pesquisas realizadas para resgatar e divulgar a história da Associação Comercial de Varginha. "Estudar e pesquisar a história desses empresários tem sido algo novo e viciante. Quanto mais aprofundamos, mais percebemos a interconexão entre esses nomes e como todos eles foram fundamentais para o desenvolvimento de Varginha como um dos municípios mais importantes de Minas Gerais", disse.

A ACIV convida a todos que possuem informações sobre sua origem, fotos, documentos e jornais a compartilhá-las. Todo o material resgatado e criado está sendo disponibilizado no site da entidade: www. aciv.com.br/.

留言


bottom of page