top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Adélia Prado recebe Prêmio Camões 2024 em cerimônia no Itamaraty

Adélia Prado recebe Prêmio Camões 2024 em cerimônia no Itamaraty
Divulgação
A escritora Adélia Prado foi agraciada com o Prêmio Camões 2024, a mais importante distinção da literatura em língua portuguesa, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (18), no Palácio Itamaraty, em Brasília. Devido a problemas de saúde, a poetisa mineira, de 89 anos, não pôde comparecer ao evento e foi representada por seu filho, Eugênio Prado.

A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Durante seu discurso, Lula destacou a relevância da obra de Adélia Prado. “A matéria-prima dos poemas de Adélia Prado é a experiência do cotidiano, que se vive nas cozinhas, nas varandas e nos quintais”, afirmou.

O marido da escritora, José Prado, explicou que Adélia não tem condições de enfrentar uma viagem longa, razão pela qual delegou ao filho a missão de receber o prêmio em seu nome. Apesar da ausência, a homenageada enviou uma mensagem de agradecimento.

“A celebração da poesia é e será sempre sinal de que um povo preserva o tesouro inestimável de sua língua. Como afirmei certa vez, toda compreensão é poesia. Fiel ao chamado da poesia, qualquer povo encontrará a porta que se abre para a realidade”, declarou Adélia Prado.
Fonte: Estadao

Commentaires


Gazeta de Varginha

bottom of page