Adryelson, cotado no Cruzeiro, não deverá ser aproveitado no Lyon
gazetadevarginhasi
24 de dez. de 2024
2 min de leitura
Reprodução
O zagueiro Adryelson se despediu oficialmente do Botafogo no domingo (22/12), pois retorna ao clube dono de seu passe, o Lyon, cujo proprietário também é o empresário John Textor. Porém, a tendência é que ele não seja aproveitado na França, e o Cruzeiro foi colocado como um de seus possíveis destinos.
O TEMPO Sports apurou que o jogador embarca rumo à Europa sabendo que não deverá ganhar muitas oportunidades, podendo, inclusive, ser negociado rapidamente. Fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que o técnico Pierre Sage não é um grande entusiasta do estilo de jogo de Adryelson.
Devido a isso, a direção do time, atual 5º colocado no Campeonato Francês, busca alternativas para o futuro do atleta, contratado no início deste ano por 3,5 milhões de euros. Campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão Série A, ele foi procurado por diversos clubes, inclusive brasileiros.
O TEMPO Sports também confirmou que o Cruzeiro buscou informações sobre Adryelson, no entanto, as negociações não avançaram, entre outros fatores, devido aos altos custos. A Raposa busca no mercado de transferências um 'xerife', zagueiro para chegar, vestir a camisa estrelada e ser titular.
Adryelson Shawann Lima Silva tem 26 anos e nasceu em Barão de Grajaú, no Maranhão. Iniciou sua carreira no futebol atuando pelo Sport, além de uma passagem pela base do Palmeiras.
Em 2015, começou a ganhar oportunidades na equipe principal do Leão, quando também acumulou convocações às seleções brasileiras de base. Até 2022, disputou 126 jogos e marcou cinco gols.
Entre 2021 e 2022, foi emprestado ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, onde atuou 25 vezes. Em 2022, iniciou sua jornada no Botafogo, mas seu sucesso aconteceu somente no ano seguinte.
Adryelson se destaca pelo jogo aéreo. Foto: Vítor Silva/Botafogo
Botafogo e Europa
Tendo Adryelson como um dos pilares, o Glorioso ficou marcado como o 'quase campeão' brasileiro. Bom desempenho do atleta o fez ser convocado à seleção brasileira, e John Textor, dono da SAF, o levou para o Lyon, da França, seu outro clube, no fim do ano.
O camisa 34 foi comprado por 3,5 milhões de euros e assinou contrato até junho de 2028. No entanto, o defensor de 1,84 metro não se destacou e fez apenas quatro partidas pela equipe em 2024.
Sem espaço por lá, Textor promoveu seu empréstimo ao time carioca em agosto deste ano, onde foi importante nas conquistas do Brasileirão Série A e da Copa Libertadores. Porém, a concorrência no setor aumentou – o angolano Bastos e o argentino Barboza assumiram a titularidade.
Pela equipe brasileira, foram 86 jogos disputados, cinco gols marcados e uma assistência concedida.
Comments