Em uma carta conjunta, 11 agências reguladoras brasileiras expressaram surpresa diante de um corte orçamentário de 20%. Segundo o documento, os R$ 5 bilhões alocados pelo governo este ano são insuficientes para atender às necessidades das autarquias.
As agências também apontaram uma defasagem significativa em cargos públicos, chegando a 65%, e afirmaram que o número de vagas autorizadas para concursos é “insuficiente” para recompor os quadros.
Os representantes das agências alertaram que a situação crítica de orçamento e pessoal ameaça comprometer os avanços alcançados ao longo dos anos. “Fomos surpreendidos com um corte orçamentário de cerca de 20%, o que pode inviabilizar a realização das ações necessárias para que se possa minimamente continuar a fazer uma boa regulação,” destacaram.
Atualmente, mais de 65% dos cargos nas agências estão vagos devido a aposentadorias, exonerações e falecimentos, e o número de vagas autorizadas para concursos não é suficiente para preencher nem metade desses cargos, conforme detalhado na carta assinada pelas reguladoras.
fonte: CNN
Comments