top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

AGU pede à Justiça que cinco fazendeiros paguem R$ 635 milhões por danos climáticos na Amazônia

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de set. de 2024
  • 1 min de leitura
fazendeiros
Foto: Reprodução
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação na Justiça Federal do Pará contra cinco fazendeiros acusados de provocar queimadas para desmatar parte do Parque Nacional do Jamanxin, na Amazônia. A área afetada é de aproximadamente 7.075 hectares e os danos ambientais causados foram estimados em R$ 635 milhões, levando em consideração o custo social das emissões de gases do efeito estufa resultantes do desmatamento, que somam 1.139.075 toneladas de carbono.
A AGU pede a desocupação imediata da área danificada, a demolição de todas as estruturas construídas pelos invasores e a remoção de todo o entulho e equipamentos. Além disso, a ação solicita a proibição de qualquer exploração da área desmatada e a suspensão de incentivos fiscais ou benefícios concedidos aos responsáveis, até que o dano seja totalmente reparado.
O ministro da AGU, Jorge Messias, destacou que essa é a primeira ação do governo por danos climáticos e que o governo adotará "tolerância zero com infratores ambientais". A ação ocorre em meio a pressões sobre o presidente Lula para enfrentar as queimadas que assolam o país, especialmente na Amazônia e no Pantanal.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page