AIEA alerta: Irã armazena 400 kg de urânio próximo ao nível para armas nucleares
gazetadevarginhasi
23 de jun.
1 min de leitura
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou nesta segunda-feira (23) que a agência não conseguiu confirmar a localização do estoque iraniano de material nuclear altamente enriquecido, próximo ao nível necessário para a fabricação de armas nucleares. Segundo ele, é urgente que os inspetores da agência possam retornar ao Irã com segurança para avaliar a situação no local.
Grossi informou que o Irã possui atualmente cerca de 400 quilos de urânio enriquecido a 60%, percentual próximo dos 90% exigidos para a construção de uma bomba nuclear. “O Irã não escondeu que protegeu esse material”, declarou.
Em seu relatório ao Conselho de Governadores da agência de fiscalização nuclear da ONU, Grossi afirmou que o Irã comunicou à AIEA que não houve aumento nos níveis de radiação fora das três instalações monitoradas. Ainda segundo ele, “a situação nas outras instalações permanece como nas atualizações anteriores” e não há relatos de novos ataques às estruturas nucleares iranianas desde os bombardeios ocorridos na manhã de domingo.
Grossi reforçou que a AIEA continua monitorando o cenário e pediu que o órgão regulador iraniano mantenha contato com o Centro de Incidentes e Emergências da agência internacional.
O chefe da AIEA encerrou sua fala com um apelo: “Os inspetores devem poder retornar às instalações nucleares e verificar os estoques de urânio, incluindo, principalmente, os 400 quilos enriquecidos a 60%”.
A declaração aumenta a tensão internacional em meio ao impasse nuclear envolvendo o Irã, agravado após os recentes ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas.
Yorumlar