top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

ALMG promove audiência sobre prevenção e tratamento do câncer no SUS em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura
ALMG promove audiência sobre prevenção e tratamento do câncer no SUS em Minas Gerais
Divulgação
Audiência na ALMG debate prevenção e tratamento oncológico no SUS em Minas.

A oferta de serviços de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) será tema de audiência pública nesta quinta-feira (16/10/2025), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, organizada pela Comissão de Saúde, integra o programa Assembleia Fiscaliza – Tema em Foco, que acompanha políticas públicas do governo estadual.

A audiência será realizada a partir das 14h, no Plenarinho I, com representantes da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde, da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, do Conselho Estadual de Saúde, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e de secretarias municipais de saúde de diferentes regiões do estado.

Monitoramento da saúde oncológica
O tema escolhido para o biênio 2025-2026 é:
“Prevenção e tratamento oncológico, regulação de procedimentos cirúrgicos de urgência e eletivos e transparência orçamentária na saúde – desafios e perspectivas”.

Essa será a terceira audiência relacionada ao Tema em Foco da Saúde. Em 24 de abril, o debate abordou o projeto Jornada de Excelência do Paciente Oncológico, do Hospital Mário Pena, que busca reduzir o tempo de espera entre a suspeita de câncer e o início do tratamento de 120 para 21 dias – média nacional atualmente.

Mais recentemente, em 9 de outubro, a discussão tratou da realização de mamografias para mulheres a partir de 40 anos, envolvendo ANS e SUS, com foco na ampliação do acesso e prevenção precoce do câncer de mama.

A iniciativa reforça o compromisso da ALMG em acompanhar de forma contínua políticas públicas de saúde e identificar possíveis falhas na prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico em Minas Gerais.
Fonte:Almg

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page