Imagem: Freepik
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está disponibilizando a plataforma Estudo Play a partir desta quarta-feira (24). Essa ferramenta oferece recursos como livros digitais das quatro áreas de conhecimento do Enem, videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais e muito mais.
A tecnologia estará acessível para os alunos do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma característica interessante da plataforma é sua capacidade de interpretar a escrita à mão, como revelado pela diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti. Isso significa que os estudantes podem redigir suas redações conforme as exigências do Enem, tirar uma foto e submetê-la ao aplicativo para correção.
"Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto. Entendemos que essa é uma ferramenta que vai potencializar bastante as habilidades de escrita dos nossos estudantes”, analisa Vanessa Nicoletti. A plataforma avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto, atribuindo uma pontuação ao texto e fornecendo feedback imediato.
Angelina Martins, estudante da Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, em Sete Lagoas, expressa sua expectativa sobre a utilidade da ferramenta, especialmente para a correção das redações. Os simulados disponíveis no aplicativo possuem questões com os mesmos níveis de dificuldade do Enem, abrangendo todas as áreas de conhecimento testadas.
Para acessar a plataforma, os alunos podem visitar o site www.enem.educacao.mg.gov.br e inserir seu número de matrícula e senha. Servidores públicos utilizarão o número de Matrícula do Servidor Público (MASP) como usuário e senha. Além disso, há um aplicativo chamado Enem MG disponível para celulares (iOS e Android). No primeiro acesso, será solicitada a mudança de senha para uma pessoal. A SEE orienta os alunos a inserirem corretamente seus dados de e-mail e telefone para facilitar a recuperação de senha em caso de necessidade. Os estudantes que não souberem o número da matrícula podem buscar auxílio na secretaria da escola.
Fonte: O Tempo
Comments