top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Alunos de Ibirité São Selecionados para Intercâmbio Internacional com Todas as Despesas Pagas pelo Estado

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA) anunciaram, na última sexta-feira (9/8), os nomes dos 40 estudantes das escolas estaduais de Ibirité selecionados para participar do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Esses alunos foram contemplados com bolsas de intercâmbio estudantil, com todas as despesas custeadas pelo Estado, para estudar em 2025 em países como África do Sul, Austrália, Suíça, França, Argentina, Chile, Uruguai e Itália. O anúncio oficial aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Técnica, em Ibirité.

Esses estudantes fazem parte do ciclo 1 do projeto de intercâmbio estudantil, que oferece um total de 90 bolsas de estudo. Além dos alunos de Ibirité, o projeto beneficia outras 112 unidades de ensino do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral, pioneiras na implementação da educação em tempo integral na rede. Os nomes dos outros 50 estudantes selecionados serão divulgados em novembro.

O grupo de 40 alunos selecionados partirá para os países de destino em fevereiro de 2025, enquanto os 50 restantes, cujos nomes ainda serão anunciados, embarcarão para o exterior em agosto de 2025.

Carolina Lobo Silva, gerente de Projetos e Resultados da FHA, destacou a participação de cada estudante e expressou gratidão pelo empenho dos alunos na conquista das bolsas. “Sabemos que o resultado pode não ter sido o esperado para todos, mas cada um deles contribuiu de forma significativa. Embora nem todos possam ser selecionados desta vez, esperamos que continuem buscando oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Cada experiência, seja ela de sucesso ou de desafio, é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Agradecemos a cada um dos estudantes que dedicam tempo e esforço para participar deste projeto. Ficamos imensamente felizes em ver tanto talento e dedicação entre os participantes", concluiu Carolina.

Critérios de Seleção
Os critérios para seleção incluíam estar regularmente matriculado em uma das escolas estaduais de Ibirité ou cursando o 1º ano do EMTI nas escolas participantes, além de apresentar bom desempenho acadêmico, frequência escolar superior a 75% no ano anterior e média global de notas acima de 70%.

Investimentos no Projeto
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, que começou na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, parte do complexo da FHA, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Coordenado pela SEE/MG, em parceria com a FHA, o projeto receberá um investimento significativo de R$ 6,3 milhões.
Fonte: Agencia Minas

Comments


bottom of page