top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Alunos do Cefet recebem treinamento para atuar no Pró-Mananciais em Varginha




A Copasa, por meio do Programa Pró-Mananciais, tem atuado em Varginha, desde 2017, realizando ações de recuperação e preservação da bacia do ribeirão Santana. Agora, expandindo sua atuação para a bacia do ribeirão dos Tachos, a empresa passa a contar com a colaboração dos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Os estudantes dos cursos de Informática, Edificações e Mecatrônica participarão das atividades do Pró-Mananciais no município, contribuindo também com novas ideias e energia para os projetos em andamento. E como parte da preparação para essa atuação, eles concluíram, nesta sexta-feira (12/04), um treinamento focado no processo de levantamento e diagnósticos de ações, ministrado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Alexander Rocha Inácio e pela assistente ambiental da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa (USCA), Mara Suely Ferreira de Lima.

A iniciativa vem reforçar a excelência dos resultados obtidos até o momento com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Varginha, formado para contribuir com diagnósticos e ações em prol da preservação ambiental e segurança hídrica. Além de capacitá-los, o treinamento proporcionou um ambiente para compartilhamento de conhecimentos e adaptação às necessidades específicas do programa.

Durante as aulas, foram abordados temas, como Áreas de Preservação Permanente (APP), técnicas de mapeamento, abordagem ao produtor rural, confecção de croquis e o uso do Google Earth - um programa de computador cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre. Os alunos também tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em atividades práticas na Fazenda dos Tachos, consolidando assim o aprendizado em um contexto real.

"O treinamento foi uma etapa crucial, pois nos permitiu entender melhor o Pró-Mananciais e o Colmeia e nos preparou para as tarefas que teremos pela frente", declarou Sarah Chaves Elias, estudante de Edificações. Ela ressaltou como o programa complementará sua carreira, especialmente no Cefet, uma vez que, dentro do Colmeia, ela está envolvida na parte de imagens, que requer conhecimentos de topografia e uso do Autocad.

Érica Rosa Ferrarezi, também estudante de Edificações, expressou sua satisfação em participar dessa iniciativa. "Fazer parte do Pró-Mananciais é uma oportunidade única de contribuir ativamente para a proteção e recuperação de nossos recursos hídricos. Estou ansiosa para colaborar com o Colmeia e aplicar os conhecimentos adquiridos para promover a sustentabilidade ambiental em meu meio", disse ela. Para Érica, este treinamento não só enriquecerá sua experiência profissional, mas também a capacitará para fazer a diferença na preservação dos recursos hídricos, essencial para um futuro sustentável.

“Estamos muito felizes com o resultado e como os alunos receberam tão bem a iniciativa do treinamento. Eles se mostraram sempre muito engajados com a causa ambiental e demonstram grande interesse sobre a temática proposta. Tê-los atuando conosco no Colmeia, realizando as ações do Pró-Mananciais, será um ganho imenso e temos certeza que continuaremos aprendendo muito uns com os outros”, contou Mara.

É importante ressaltar que além da Copasa e do Cefet, o treinamento também contou com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Credivar) e do Centro de Excelência em Cafeicultura (Senar), ambos membros ativos do Colmeia de Varginha e parceiros que contribuem no fortalecimento das ações do Programa e da sustentabilidade do meio ambiente.

Comentarios


bottom of page