Alunos do curso de Viticultura da UCA exploram práticas de pesquisa e produção de vinhos em Caldas
gazetadevarginhasi
24 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
Os alunos do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Faculdade Católica Paulista (UCA) estão imersos em atividades práticas que acontecem no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizado em Caldas, município referência em estudos sobre cultivo de uvas e produção de vinhos finos e sucos.
A semana prática de viticultura e enologia da UCA, que reúne cerca de 60 alunos do ensino a distância (EAD), iniciou-se na última segunda-feira (17/03) e segue até sexta-feira (21/03). Durante o período, os participantes têm a oportunidade de acompanhar de perto os trabalhos de pesquisa realizados pela Epamig e vivenciar atividades diretamente relacionadas à viticultura e à produção de vinho.
A programação das atividades, desenvolvidas por pesquisadores da Epamig vinculados ao Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em Viticultura e Enologia, abrange diversos temas, incluindo manejo da videira, nutrição, fisiologia, além de elaboração e análise laboratoriais de vinhos. As atividades práticas estão sendo realizadas no Campo Experimental da Epamig, em Caldas, com um enfoque nas técnicas de viticultura avançada.
“Nosso encontro com os alunos também incluirá uma prática no laboratório de enoquímica da Epamig, abordando análises básicas da maturação da uva e a elaboração de vinhos”, explicou Angélica Bender, enóloga da Epamig.
Além disso, os alunos estão participando de visitas técnicas a empresas vitícolas, como o viveiro Vitacea Brasil e vinícolas renomadas, como Vinhos Beloto, Casa Geraldo e Stella Valentino. A programação ainda inclui aulas teóricas sobre fisiologia da videira e análises laboratoriais, que serão ministradas na Câmara Municipal de Caldas.
Para Silvia Rabelo, aluna do curso de Viticultura e Enologia da UCA, essa experiência tem sido enriquecedora: "É uma excelente oportunidade estar acompanhando as pesquisas da Epamig, além de vivenciar uma semana de intenso aprendizado, especialmente relacionado à questão sensorial. A forma como essa experiência está sendo conduzida nos deixa claro a importância das práticas laboratoriais e fortalece o entrosamento com todo o processo de viticultura e enologia."
A atividade prática tem sido uma rica oportunidade de aprofundamento, permitindo aos estudantes não apenas entender as etapas do processo, mas também explorar os aspectos técnicos e sensoriais envolvidos na produção de vinhos e na viticultura.
Comments