Amazon Lança Projeto Kuiper no Brasil para Levar Internet via Satélite às Zonas Rurais
A Amazon anunciou, nesta quinta-feira, 13, a implementação do Projeto Kuiper no Brasil, uma iniciativa que visa fornecer internet via satélite para áreas rurais do país. Em parceria com a Vrio, empresa argentina de serviços de entretenimento digital, o projeto pretende criar uma constelação inicial de 3,2 mil satélites de baixa órbita terrestre, situados a cerca de 550 quilômetros da Terra. Esse serviço competirá com a Starlink, de Elon Musk.
Destinado a regiões remotas com infraestrutura de internet limitada, o Projeto Kuiper tem como objetivo proporcionar acesso a serviços digitais básicos e avançados, como educação on-line, telemedicina e e-commerce. Além dos consumidores residenciais, pequenas empresas também serão beneficiadas pela tecnologia, que promete oferecer conexão rápida e confiável em áreas de difícil acesso.
“Essa é a banda larga do espaço, que nos leva a lugares onde é muito caro ou muito difícil construir uma infraestrutura terrestre”, afirmou Bruno Henriques, líder de desenvolvimento de negócios para América Latina do Projeto Kuiper, ao jornal Estado de S. Paulo.
O lançamento comercial do Projeto Kuiper no Brasil está previsto para 2025. A constelação de satélites será conectada por links de alta velocidade, formando uma rede no espaço que se liga à infraestrutura terrestre. “É o serviço e o produto perfeito, em que você pode obter um enorme impacto social, porque o acesso à internet realmente muda a vida das pessoas”, destacou Henriques.
Espera-se que, até meados de 2025, o Kuiper tenha mais de 1,8 mil pontos de venda e mais de 2 mil revendedores na América Latina. A Amazon ainda não divulgou a data de início das vendas e os preços no Brasil, que dependerão do sucesso da formação da malha de satélites.
Comments