top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

AMV promove encontro sobre “Infecção Materna Pré-Natal e Transtorno do Espectro do Autismo”




Na última quarta-feira (17), a Associação Médica de Varginha (AMV) promoveu o seu Clube de Revista com o tema “Infecção Materna Pré-Natal e Transtorno do Espectro do Autismo”. Os debatedores foram as médicas Dra. Adriana Garcia Vieira Bueno, Dra. Andréa Araújo Duarte e a Dra. Tatiana Di Blasi Chaves.

Na abertura, após dar boas-vindas aos participantes, o vice-presidente da AMV, Dr. Francisco Roberto Lello Santos, explicou que o Clube de Revista é um encontro para discussão de artigos científicos, visando compartilhar experiências e conhecimentos. “Me tornei um profissional melhor após ler e discutir sobre esses artigos. Por mais que nem sempre seja da minha área, sempre temos algo a aprender”, afirmou o médico.

Dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o autismo afeta uma em cada cem crianças em todo o mundo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo transtorno do espectro do autismo (TEA).

O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.

“Nos últimos anos, houve um aumento de casos do Transtorno do Espectro Autista, acarretando um grande interesse na investigação dos fatores de risco associados a essa condição. O diagnóstico é baseado no quadro clínico apresentando pela criança, envolvendo o acompanhamento do desenvolvimento e análise das atitudes exibidas. Porém, percebe-se que a relação entre autismo e pré-natal é muito complexa e necessita de mais estudos para avaliar quando a infecção materna poderia potencializar o risco para o autismo. Achei o Clube de Revista um excelente ambiente para troca de informações entre os colegas”, disse a ginecologista e diretora da AMV, Dr. Adriana Garcia Vieira Bueno.

Comments


bottom of page