Uma análise conduzida por especialistas a pedido da CNN revelou que os resultados das eleições presidenciais na Venezuela, que deram a vitória ao presidente Nicolás Maduro, apresentam uma "improbabilidade estatística". De acordo com o estudo, os dados fornecidos pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo chavismo, são questionáveis, enquanto os números divulgados pelo site da oposição liderada por Edmundo González "se encaixam matematicamente e estatisticamente".
Os especialistas afirmam que a ausência de divulgação detalhada dos resultados por centros e assembleias de voto pelo CNE aumenta as dúvidas sobre a veracidade dos números oficiais. Em contraste, a oposição publicou a contagem de 83,50% das atas de escrutínio, verificada por organizações civis e meios de comunicação independentes, que indicaria uma vitória para González.
Apesar do CNE ter anunciado a vitória de Maduro com 51,20% dos votos, a controvérsia continua, com ambas as partes reivindicando a vitória e o país em um impasse.
fonte:CNN
Comments