top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Analista alerta que judicializar IOF pode ampliar isolamento político do governo Lula

  • gazetadevarginhasi
  • 27 de jun.
  • 2 min de leitura
O cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da consultoria Arko Advice, alertou que o governo Lula corre o risco de ampliar seu isolamento político caso insista em judicializar a decisão do Congresso Nacional de derrubar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A avaliação foi feita em entrevista ao programa Poder Expresso, do SBT News, nesta quinta-feira (26).
Segundo Noronha, recorrer ao STF para reverter uma decisão claramente política do Legislativo pode intensificar o desgaste entre os Poderes e comprometer ainda mais a governabilidade. “Se o governo insistir em dobrar essa aposta, essa relação vai ficar muito mais difícil”, afirmou.
Ele destaca que o Congresso já vem demonstrando sinais de insatisfação com o Executivo desde o início da atual gestão. Um dos principais pontos de atrito é a liberação de emendas parlamentares, tema sensível que tem gerado fricções constantes.
Com a aproximação das eleições de 2026, a tendência, segundo o analista, é que a relação entre Planalto e Congresso se deteriore ainda mais. Noronha também citou outras frentes de tensão, como a CPMI do INSS e o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
De acordo com ele, o Legislativo tem dado recados claros à sociedade de que sua prioridade é o corte de gastos, enquanto o governo federal aposta em medidas que aumentam a arrecadação.
“O recado do Congresso é que a solução para o problema fiscal não passa por aumento de receita, mas sim pela redução de despesas”, disse Noronha.
Como recomendação para amenizar os atritos, o cientista político sugere que o governo evite críticas contundentes ao Congresso, cumpra os acordos já firmados e esteja mais aberto a sugestões de corte de gastos vindas do Legislativo.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page