Analista Político Critica GloboNews por Debater Veracidade de Atentado contra Donald Trump
16 de jul. de 2024
Divulgação
O analista político e editor-chefe da Americas Quarterly, Brian Winter, criticou duramente a GloboNews por abrir uma discussão sobre a veracidade do atentado contra o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump. O incidente ocorreu no último sábado, 13 de julho, durante um comício em Butler, na Pensilvânia, onde Trump foi atingido de raspão na orelha direita.
Durante o comício, Trump foi atacado e precisou ser protegido pelos agentes do Serviço Secreto. O ataque resultou na morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas.
Na manhã da segunda-feira, 15 de julho, comentaristas da GloboNews debateram o incidente. Amauri Chamorro, marqueteiro político que integra a campanha do deputado Tarcísio Motta (Psol) à Prefeitura do Rio de Janeiro, sugeriu que o atentado poderia ser um “teatro perfeito”.
“A situação é bem complexa”, disse Chamorro. “É difícil afirmar se houve ou não o atentado, que aquilo foi inventado. Temos um morto e pessoas feridas. Mas conhecemos a capacidade dos Estados Unidos em criar fatos, mesmo que custem vidas.”
Chamorro comparou o caso ao atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha presidencial de 2018, sugerindo que ambos os casos poderiam ter sido utilizados politicamente. “Imagina Trump aparecer sem sequer um band-aid na orelha, mostrando-se praticamente invencível”, afirmou.
Durante a discussão, as apresentadoras da GloboNews, Isabela Leite e Julia Duailibi, não intervieram para questionar as alegações de Chamorro. Nesse momento, Brian Winter interveio, condenando a especulação.
“É irresponsável falar desse atentado como se fosse uma armação”, declarou Winter. “Isso não é digno de um veículo de qualidade como a GloboNews. Hoje é um dia para analisar o impacto político, não para especulações ridículas.”
Comments