Após apagão, consumidores de Poços podem pedir indenização por equipamentos queimados
gazetadevarginhasi
29 de abr.
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Divulgação
Moradores de Poços de Caldas têm até 90 dias para pedir ressarcimento por danos causados por apagão.
Consumidores de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que tiveram prejuízos com a queda de energia ocorrida na noite da última sexta-feira (25), têm até 90 dias para solicitar o ressarcimento de eletrodomésticos e equipamentos danificados. Segundo a DME Distribuição (DMED), cerca de 88.820 clientes foram afetados pelo apagão, que durou aproximadamente uma hora e deixou toda a cidade sem luz.
Relatos sobre aparelhos queimados surgiram nas redes sociais, principalmente no grupo “Reclame Aqui Poços de Caldas”. O ressarcimento segue regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pode ser solicitado presencialmente na sede da DME, na Rua Amazonas, nº 65, por telefone (0800 035 0196) ou pela agência virtual da empresa. A documentação exigida varia conforme cada ocorrência.
De acordo com o gerente de distribuição da DME, Richard Martins Bueno, o desligamento ocorreu às 22h15 e a energia foi restabelecida por completo às 00h16 do sábado (26). “O que nós conseguimos apurar até o momento foi que houve uma perturbação no sistema elétrico externo ao sistema do DME. Identificamos, pelos equipamentos, um afundamento de tensão. O sistema é trifásico, duas tensões foram quase a zero e depois voltaram. Nesse tipo de caso, o sistema desliga toda a rede como medida de segurança”, explicou.
A DME aguarda agora um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com detalhes técnicos sobre a falha que causou o apagão.
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