top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Argentina e EUA mais próximos: Milei projeta aliança comercial inédita em 2025

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O presidente argentino Javier Milei anunciou nesta terça-feira (10) que buscará firmar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos em 2025. Em discurso que marcou seu primeiro ano à frente do governo, Milei destacou que o acordo, que deveria ter sido firmado há quase duas décadas, será uma prioridade em sua gestão.
“Imaginem o que teríamos crescido nestas quase duas décadas se tivéssemos negociado com a primeira potência mundial”, afirmou Milei. Ele ressaltou que os avanços em equilíbrio fiscal e queda da inflação no último ano são fatores que reforçam a posição da Argentina em negociações globais.
A declaração ocorre em um momento de transição no governo norte-americano, com Donald Trump prestes a assumir a presidência dos EUA novamente em janeiro. Milei já manifestou sua admiração por Trump e se reuniu com ele recentemente na Flórida, em evento do America First Institute.
O anúncio segue o histórico recente de acordos comerciais envolvendo a Argentina, como a conclusão do tratado Mercosul-União Europeia. Analistas acreditam que o possível acordo com os EUA poderá trazer benefícios significativos para ambos os países, mas ressaltam desafios nas negociações devido às diferenças econômicas e políticas.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page