“Arraiá das Poderosas” foi grande sucesso na tenda construída pelo Hospital Bom Pastor
Divulgação Prefeitura de Varginha
“Eu não sabia que existia isso em Varginha”. A declaração é de uma mulher que mora no Bairro Santana e que acompanha o irmão que reside em Boa Esperança e faz tratamento na oncologia do Hospital Bom Pastor - HBP, na manhã da última terça-feira, 27. Eles estavam no Café com as Poderosas na tenda construída pelo Hospital Bom Pastor para acolher pacientes e acompanhantes.
O Café com as Poderosas é uma entidade sem fins lucrativos que duas vezes por mês serve um rico cardápio, gratuitamente, na tenda. Na última terça-feira, especialmente todos os voluntários estavam com trajes de festa junina. Entre as guloseimas, pão com patê, pipoca salgada, bolos diversos, biscoitos, bolachas, canjiquinha, caldo de feijão, café e leite, além de arroz doce saborizado com raspas de limão. Para completar o clima junino teve música ao vivo com Paulinho Rodrigues que deu aquela incrementada no “Arraiá das Poderosas”.
A mulher entrevistada que prefere não ser identificada afirmou que ficou até assustada com a receptividade, acolhida, paciência, educação e profissionalismo no Hospital Bom Pastor. “Me emociono e é bom divulgar porque muita gente não sabe que isso aqui existe com tamanha qualidade, pois quando se fala em atendimento público muitos imaginam que o atendimento não é bom; a gente chega aqui fragilizado devido à doença, mas saímos motivados com o carinho tanto dos voluntários como dos profissionais da saúde”, conta. “É tudo muito organizado, a tenda tem até ar condicionado para o verão, as pessoas sempre arrumam cadeira para ninguém ficar em pé; todos estão de parabéns”, diz emocionada.
A tesoureira do Café com as Poderosas, Eliana Barbosa, explica que quem quiser ajudar com o café pode entrar em contato com a entidade. “Nós escolhemos essa forma de doar amor com a presença e o calor humano por meio do nosso projeto ´Café com as Poderosas - Doe Amor e quem quiser pode ajudar com doações, pois é gratificante ver o olhar e sentir o abraço de cada um”, conta. Eliana explica que em média são atendidas cerca de 160 pessoas por café. Ela convida todos para seguirem o projeto nas redes sociais.
A Receita Federal destinou várias mercadorias apreendidas as entidades CEAC, Café com as Poderosas, Novos Ventos e Vida Viva que fizeram bazares. O Café com as Poderosas reverteu parte da renda para compra de utensílios como panelas de pressão e botijas de aço inox que serão utilizados na Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN – do Hospital. A entrega dos utensílios foi realizada no Café com as Poderosas nessa manhã. O Presidente da FHOMUV, Edson Menegueli, agradeceu imensamente esta ação de suma importância, tanto por parte da Receita Federal quanto às entidades envolvidas e a diretoria do HBP, Rosana Morais, e afirmou que, “o resultado desta corrente do bem é a melhoria da assistência aos nossos pacientes