Arrecadação do ICMS no RS Cai 37% em Junho e Alimentos Têm Aumento Significativo
gazetadevarginhasi
18 de jun. de 2024
1 min de leitura
Foto: Divulgação
O boletim econômico-tributário da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, divulgado na última sexta-feira (14), revelou uma queda de 37% na arrecadação do ICMS nos primeiros doze dias de junho, alcançando apenas R$ 1,68 bilhão, enquanto a projeção era de R$ 2,67 bilhões. Esta redução reflete as operações econômicas realizadas em maio.
Os preços dos alimentos também tiveram aumentos expressivos. Entre 21 a 27 de abril, uma semana antes da tragédia climática, e o período de 5 a 11 de junho, o preço da batata subiu 55,8% e o do tomate 47%. Outros itens também registraram aumentos: repolho (25,1%) e leite (21,7%). Esses dados foram extraídos das Notas Fiscais de Consumidor eletrônicas (NFC-e) emitidas nos períodos indicados, refletindo diversos fatores econômicos e sazonais.
Na atividade econômica, as vendas do setor de insumos agropecuários caíram 22% nas últimas quatro semanas em comparação com o mesmo período do ano anterior. A agroindústria também sofreu uma redução, com uma queda de 7,9% no mesmo recorte comparativo.
コメント