top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Arte nas Águas de Minas está com edital aberto em Pouso Alegre

Reprodução
O projeto Arte nas Águas de Minas, patrocinado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), está com inscrições abertas até às 17h59 da próxima terça-feira (24/12), em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Cada artista deverá criar uma pintura em uma área de 40 a 60 metros quadrados, com o tema Água, em uma unidade da Copasa previamente selecionada na cidade. Os selecionados também serão responsáveis por ministrar, em dupla, um workshop com carga horária de quatro horas, destinado a jovens da cidade.

O Arte nas Águas de Minas tem o objetivo de apresentar as diversas formas de se relacionar com a água, reconhecendo-a como substrato básico da vida e condição fundamental para o bem-estar humano e a justiça social. realizado pelo Ministério da Cultura e pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa – Cultura & Patrimônio), com patrocínio da Copasa e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Os interessados podem consultar o Edital de Chamamento Público clicando aqui e se inscreverem por meio do formulário disponível aqui. No momento da inscrição, os interessados deverão anexar a documentação pessoal e o portfólio com os trabalhos já realizados. O resultado com o nome dos artistas selecionados para a etapa Pouso Alegre deverá ser divulgado no dia 30/12. Cada um deles receberá um cachê de R$5 mil.

Sobre o projeto
Até março de 2025, o projeto “Arte nas Águas de Minas” promoverá a produção de 18 obras de arte urbana em unidades da Copasa de seis cidades do interior do estado. Divinópolis e Contagem já contam com a beleza dos murais pintados pelos artistas locais e Araxá, no Alto Paranaíba, se prepara para também receber os seus. Além de Pouso Alegre, o projeto também irá contemplar as cidades de Montes Claros e Coronel Fabriciano, nas regiões Norte e Leste do estado, respectivamente.
Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos são assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.
Appa - Cultura &
Patrimônio
A Appa - Cultura & Patrimônio é uma associação cultural, sediada em Belo Horizonte, de fins não lucrativos, que tem como principal objetivo a promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico.
Em mais de 30 anos, a Appa já desenvolveu, gerenciou e executou, com sucesso, mais de 240 projetos, aprovados em diversos mecanismos de financiamento cultural, como leis de incentivo à cultura e fundos culturais, além do gerenciamento e execução de convênios, termos de parceria, contratos de gestão, termos de ajustamento de conduta, patrocínios não incentivados, entre outros.

Comments


bottom of page