Arteris Fernão Dias Implanta Biofossas em Bases Operacionais para Reduzir Impactos Ambientais
Desde 2022, a Arteris Fernão Dias tem implantado biofossas nas bases operacionais ao longo da rodovia que administra, somando 13 biofossas distribuídas em todas as bases e na Praça 3. Essas biofossas retêm as partículas sólidas do esgoto e promovem a decomposição da matéria orgânica, oferecendo uma alternativa ecológica para o tratamento de resíduos sanitários. Os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas, e a água evapora completamente limpa.
O principal benefício das biofossas é a redução de resíduos, sem a produção de lodo excedente como nas fossas tradicionais. Além disso, com o cultivo de árvores e plantas no local, as biofossas ajudam a reduzir a emissão de CO2. Essa iniciativa faz parte da Agenda ESG da empresa, que também inclui a manutenção de uma horta local.
Na Arteris Fernão Dias, o tratamento é realizado com o plantio de bananeiras nas bases operacionais, que já produzem frutos. “Esse processo não só preserva a qualidade da água, terra e ar, mas também beneficia o meio ambiente com a produção de alimentos”, destaca a coordenadora de Meio Ambiente, Julliana Bertôni Sampaio.
A agenda ESG da Arteris, alinhada aos objetivos de seus acionistas Abertis e Brookfield, busca reduzir a pegada de carbono. As biofossas são uma das iniciativas que atendem a esse objetivo, reduzindo e praticamente eliminando a emissão de metano (NH4), um gás extremamente nocivo à atmosfera, cuja quantidade de 1 tonelada equivale a cerca de 27 toneladas de dióxido de carbono (CO2).
Comments