top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

As chuvas de verão já causaram 17 mortes em São Paulo.

Reprodução
Reprodução
As chuvas de verão em São Paulo já causaram 17 mortes, de acordo com a Defesa Civil do estado. O balanço da Operação Verão, que abrange o período de 1º de dezembro de 2024 até 27 de janeiro de 2025, registra oito óbitos por enxurradas, sete por deslizamentos de terra e dois por vendavais. Três dessas mortes
ocorreram durante o último fim de semana, após fortes chuvas em 24 de janeiro.

Diversas cidades foram afetadas pelas precipitações, com destaque para eventos graves envolvendo enxurradas e deslizamentos. Confira alguns dos principais incidentes:

Enxurradas
  • Em Ibitinga, no dia 4 de dezembro de 2024, uma enxurrada arrastou duas pessoas no centro da cidade. Seus corpos foram encontrados nos dois dias seguintes.
  • Na capital, em Brasilândia, um homem morreu após ser arrastado pela correnteza de um córrego em 5 de dezembro.
  • Em São Paulo, uma mulher foi arrastada por uma enxurrada no Cangaíba em 21 de dezembro, e apesar de ser socorrida, não resistiu aos ferimentos.
  • Em Nova Odessa, no mesmo dia, um motociclista morreu após ser arrastado para o córrego Capuava.
  • Um idoso de 73 anos morreu em Pinheiros, no dia 24 de janeiro de 2025, após ser levado por uma enxurrada.
  • Em Guarulhos, um motociclista foi encontrado morto após cair em um córrego em 25 de janeiro.
  • Em Itapecerica da Serra, uma criança morreu após ser arrastada por uma galeria de águas pluviais em 26 de janeiro.

Deslizamentos de Terra

  • Em Várzea Paulista, em 21 de dezembro, um deslizamento matou uma mãe e seus dois filhos, com outro deslizamento no dia seguinte vitimando mais uma pessoa.
  • Em Taubaté, um deslizamento de terra em 27 de dezembro matou três pessoas e deixou uma ferida após um muro desabar sobre uma residência.

Vendaval

  • Em Fartura, o tombamento de uma balsa em 23 de dezembro causou a morte de duas pessoas.

Alerta Severos

Na sexta-feira, 24 de janeiro, um alerta severo foi emitido devido às fortes chuvas na região metropolitana. Cerca de 140 mil imóveis ficaram sem energia elétrica, e 13.190 raios foram registrados, sendo 6.292 que atingiram o solo. O Corpo de Bombeiros registrou 97 chamados para quedas de árvores, 219 para alagamentos, quatro para desmoronamentos e três para quedas de fiação elétrica. Não houve vítimas nesses casos.

As chuvas também causaram grandes problemas no trânsito, com 1.025 quilômetros de congestionamento, o maior número do ano até agora. O sistema de trens e metrô também sofreu paralisações e atrasos.

Previsão de ChuvaA previsão para esta segunda-feira (27) indica mais chuvas intensas em São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) emitiu um alerta laranja (Perigo) para chuvas fortes em quase todo o estado. A região da Grande São Paulo deve enfrentar temperaturas de até 26°C, com 95% de chances de chuva e ventos de até 4km/h.


Fonte:Cnn

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page