Associação Médica de Varginha celebra 75 anos de história e dedicação à saúde
- 26 de mai.
- 3 min de leitura

A Associação Médica de Varginha comemorou, na última sexta-feira, 22 de maio de 2026, seus 75 anos de atuação em Varginha, consolidando uma trajetória marcada pela união da classe médica, pela valorização da ciência e pelo compromisso com a saúde da população sul-mineira.
Os primeiros passos para a criação da entidade aconteceram em 1949, quando médicos da cidade se reuniram na sede do Varginha Tênis Clube com o objetivo de fundar uma seção municipal da Associação Médica de Minas Gerais. Entre os profissionais presentes naquele encontro estavam nomes importantes da medicina local, como os médicos Amir Reis, Homero Viana de Paula, José Biscaro, José Marcos de Oliveira, Paulo Frota, Paulo Chaves, Mário Frota e Messias Barros.
Durante a reunião, os médicos apresentaram sugestões de alterações no estatuto da AMMG para fortalecer a representatividade das seções regionais do interior mineiro.
As propostas foram posteriormente aprovadas, garantindo maior participação dos médicos de Varginha no cenário estadual da medicina. A consolidação veio em 20 de maio de 1951, data oficial da criação da Seção Regional de Varginha, durante a realização de uma jornada médica que reuniu 168 profissionais do Sul de Minas, além do então presidente da AMMG, professor Hilton Rocha.
A primeira diretoria oficial da Associação Médica de Varginha teve como presidente o médico Oswaldo Valadão de Rezende, responsável, ao lado de seus colegas, por estruturar a entidade e fortalecer a presença da classe médica varginhense em Minas Gerais. Nos anos seguintes, a AMV enfrentou o desafio de conquistar uma sede própria. Sob a presidência do médico Mário Frota, a entidade iniciou uma campanha de mobilização que contou com amplo apoio da sociedade de Varginha. A família Pinto de Oliveira doou um terreno na Vila Pinto, enquanto o empresário Antonio Candido Renno contribuiu com a doação de um automóvel Ford para arrecadação de recursos por meio de uma rifa. Com o apoio da comunidade e dos médicos da cidade, a associação conseguiu adquirir o imóvel localizado na Avenida Rio Branco, nº 202, endereço que permanece como sede da entidade até os dias atuais.
A reforma do prédio também recebeu contribuições importantes, entre elas a ajuda financeira do médico Donato Valle e uma doação pessoal do então governador de Minas Gerais e futuro presidente da República, Juscelino Kubitschek.







Comentários