Ataques de laser a aeronaves nos EUA aumentam 269% com a aparição de drones.
gazetadevarginhasi
19 de dez. de 2024
1 min de leitura
Foto: Reprodução
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) relatou um aumento significativo no número de ataques de laser a aeronaves, com 123 incidentes registrados em dezembro, um aumento de 269% em relação ao mesmo período de 2023. O estado de Nova Jersey concentrou 24 desses ataques, seguido por Nova York e Pensilvânia.
Os ataques de laser, que podem cegar temporariamente os pilotos, tornaram-se ainda mais preocupantes após uma onda de avistamentos de drones não identificados em ao menos oito estados americanos. Esses drones foram relatados em áreas urbanas, locais restritos e até perto de infraestruturas críticas, como pontes e aeroportos.
Apesar das preocupações, o FBI e o Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmaram em declaração conjunta que não há evidências de ameaça à segurança nacional ou pública. No entanto, as investigações continuam.
Especialistas sugerem que muitos dos drones avistados são equipamentos comerciais ou recreativos, mas o aumento na frequência de relatos gerou teorias da conspiração e pânico na população. Autoridades também alertam para o risco de acidentes envolvendo aeronaves e pediram calma aos cidadãos.
A FAA continua monitorando o espaço aéreo e solicitando aos pilotos que reportem qualquer incidente. A preocupação maior está nas fases críticas de voo, como pousos e decolagens, quando os ataques de laser podem ser mais perigosos.
Comments