top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Atividade da indústria mineira avança em junho


A Pesquisa Indicadores Industriais sinalizou expansão da atividade em junho, ante maio. O faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) registrou elevação de 7,4%, devido à maior quantidade de pedidos em carteira. As horas trabalhadas na produção mostraram crescimento de 2%, influenciado pelo segmento extrativo. A utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou 0,9 ponto percentual, passando de 81,3% em maio para 82,2% em junho.

Com relação aos índices referentes ao mercado de trabalho, o emprego apresentou pequeno recuo de 0,2%, puxado pelo segmento de transformação, enquanto a massa salarial ficou estável. Como resultado, o rendimento médio real cresceu 0,2%.

No primeiro semestre de 2024, a indústria mineira mostrou resultados positivos. Fatores como as transferências de renda em níveis historicamente elevados, o mercado de trabalho aquecido e o aumento da proporção de reajustes salariais superiores à inflação contribuíram para sustentar o consumo das famílias, favorecendo, assim, a atividade industrial do estado.

Nos próximos meses, espera-se um crescimento moderado da indústria mineira. Por um lado, o bom desempenho do mercado de trabalho e as transferências governamentais deverão seguir estimulando o consumo de bens e serviços. Por outro lado, a valorização do dólar ante o real eleva o preço dos insumos industriais e contribui para o aumento da inflação, afetando negativamente o poder de compra das famílias. Além disso, a manutenção da taxa Selic em patamar elevado restringe a aquisição de bens mais dependentes de financiamento e limita a capacidade da indústria de realizar novos investimentos.

VEJA NO ARQUIVO ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES



Comentários


bottom of page