Atleta mineira Vitória Miranda é campeã no Australian Open e reafirma seu posto de nº 1 no tênis em cadeira de rodas
gazetadevarginhasi
27 de jan.
2 min de leitura
Divulgação
A atleta mineira Vitória Miranda, de apenas 17 anos, fez história no último sábado (25) ao conquistar o título do Grand Slam – Australian Open, na categoria Junior de tênis em cadeira de rodas. Com essa vitória, Vitória não só assegurou seu posto como a nº 1 do mundo na modalidade, como também consolidou sua posição entre as 40 melhores jogadoras do ranking mundial Adulto.
Na final da chave simples, Vitória teve que superar uma grande adversidade. Após perder o primeiro set por 0/6, ela deu a volta por cima e venceu a estadunidense Sabina Czaus com parciais de 6/3 e 7/6, conquistando o título em um jogo decidido no último ponto. Além do título individual, Vitória já havia se consagrado campeã nas duplas na sexta-feira (24), ao lado da belga Luna Gryp. Juntas, a dupla venceu Sabina Czaus e a letã Ailina Mosko por 2 sets a 1.
O feito histórico foi celebrado pelo técnico Léo Butija, responsável pela formação de atletas do projeto Butija Tênis. “Estamos muito felizes com o que aconteceu e tem acontecido na carreira e na vida da Vitória e da Butija Tênis. Acho que nunca na história do tênis um técnico teve dois atletas ganhando um Grand Slam na mesma edição”, disse Butija, ressaltando a importância da vitória no cenário do tênis adaptado.
No final de semana de vitórias, o Brasil brilhou no Australian Open em Melbourne. Além dos dois títulos conquistados por Vitória, o tenista mineiro Luiz Calixto também fez história ao ser campeão na madrugada de sexta-feira (24), nas duplas do Junior, vencendo por 2 sets a 0. O desempenho de Vitória Miranda e Luiz Calixto no torneio reforça o talento e o crescimento do tênis brasileiro no cenário internacional.
Kommentarer