Auditores do TCE fazem fiscalização em quatro hospitais do Sul de Minas
Na terça-feira (5), os auditores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizaram uma fiscalização iniciada em 27 hospitais e unidades de saúde no estado, incluindo quatro no Sul de Minas.
O Hospital Bom Pastor, em Varginha, o Hospital de Clínicas de Itajubá, a Casa de Caridade de São Lourenço e a UPA de São Sebastião do Paraíso foram algumas das unidades verificadas.
O auditor Cláudio Foresti explicou que a ação visa avaliar o cumprimento de normas e procedimentos que asseguram o direito constitucional à saúde, destacando que muitos hospitais públicos operam com recursos limitados.
A escolha das instituições para a fiscalização foi baseada em critérios como a proporção de óbitos em relação às internações e o número de médicos por atendimento.
“Para evitar qualquer preparação prévia, a equipe chega sem aviso, simulando uma situação comum de atendimento para verificar as condições reais de funcionamento dos serviços”, explicou Foresti. Se houver irregularidades, um relatório será encaminhado à sede do TCE em Belo Horizonte, onde serão definidas as providências possíveis para corrigir os problemas específicos.
A Prefeitura de Varginha, que administra o Hospital Bom Pastor, informou que aguardará o relatório do TCE para se posicionar.
Em São Sebastião do Paraíso, a prefeitura garantiu que já foi informada sobre alguns avanços e adequações na UPA local e que pretende divulgar detalhes em breve.
O Hospital de Clínicas de Itajubá e a Casa de Caridade de São Lourenço ainda aguardam o resultado da vistoria para se manifestarem.
Comentarios