Aumento alarmante: incêndios florestais no Centro-Oeste de Minas crescem 263% em 2025
há 5 dias
Reprodução
Os incêndios florestais no Centro-Oeste de Minas registraram um aumento alarmante em 2025, com 229 ocorrências nos três primeiros meses do ano. Esse número representa um crescimento de 263,49% em relação ao mesmo período de 2024, o que preocupa especialistas e autoridades locais, principalmente por ocorrer em um período chuvoso, tradicionalmente mais propenso a registros menores de queimadas.
A tendência de crescimento das queimadas na região vem se intensificando nos últimos anos. Em 2022, o número de incêndios foi de 28; em 2023, subiu para 43; e, em 2024, para 63. Especialistas apontam como fatores responsáveis pelo aumento da quantidade de incêndios o aumento das temperaturas, queimadas irregulares e períodos de estiagem atípicos, que acabam favorecendo a propagação das chamas.
Os impactos desses incêndios são devastadores, com destruição de habitats naturais, agravamento de problemas respiratórios em áreas afetadas e um risco crescente ao abastecimento hídrico, uma vez que muitas das queimadas afetam áreas de preservação de nascentes e rios.
Diante deste cenário, o Décimo Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BBM-MG) reforça a importância de ações preventivas. O comandante da 1ª Companhia Operacional, Capitão Antônio Vaz, ressaltou a necessidade de conscientização pública e da denúncia de queimadas ilegais, visto que o apoio da população é crucial para evitar um agravamento ainda maior do problema. Para combater esse avanço, campanhas educativas e um maior rigor na fiscalização estão sendo intensificados, com o objetivo de frear o avanço das queimadas na região.
Comments