Autenticação biométrica em totens das UAIs permite acesso a serviços da CNH sem necessidade de senha
gazetadevarginhasi
25 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Cidadãos mineiros agora podem acessar serviços da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) por meio de autenticação biométrica, sem a necessidade de digitar senhas. A nova funcionalidade, disponível nos terminais de autoatendimento, permite a solicitação da CNH definitiva, segunda via do documento e atualização de endereço de condutor.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e torna Minas Gerais o primeiro estado do país a implementar esse tipo de tecnologia para os serviços do Gov.br. A validação da identidade é feita por impressão digital, com integração automática aos bancos de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Além de aumentar a segurança e evitar fraudes ou acessos indevidos, o sistema reduz filas e facilita o acesso aos serviços públicos. A autenticação biométrica já estava disponível para agendamentos da CIN e, agora, foi expandida para os serviços de trânsito.
“Sabemos que muitos brasileiros ainda têm acesso limitado à internet e dificuldades com plataformas digitais. Por isso, levar a autenticação biométrica aos terminais de autoatendimento é uma forma de promover inclusão digital e garantir autonomia ao cidadão, com rapidez e segurança”, explica Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG.
A inovação foi reconhecida nacionalmente, recebendo o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo” e “Prêmio Valor Público”.
As UAIs são referência no atendimento ao cidadão em Minas Gerais. Com 54 unidades espalhadas pelo estado, os atendimentos presenciais somaram mais de 5,7 milhões em 2024. Já os terminais de autoatendimento foram responsáveis por mais de 1,1 milhão de atendimentos no mesmo período, com serviços como emissão de identidade, solicitação de seguro-desemprego e intermediação de mão de obra.
Comments