top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Banco Central Avança com Pix por Aproximação; Lançamento Previsto para Novembro

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 2 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura
Banco Central Avança com Pix por Aproximação; Lançamento Previsto para Novembro
Divulgação
O Banco Central anunciou nesta sexta-feira, 2, a publicação de novas resoluções para implementar o Pix por aproximação, com lançamento previsto para novembro deste ano. As resoluções estabelecem o funcionamento sem redirecionamento, as regras de participação, as responsabilidades das instituições envolvidas, além de novos requisitos de capital social e patrimônio líquido para instituições que oferecerão esse serviço.

Segundo o Banco Central, a regulamentação visa simplificar o processo de pagamentos com Pix, reduzindo etapas em transações online e permitindo pagamentos por aproximação através da tecnologia NFC em carteiras digitais. Essa atualização alinha o padrão de segurança ao Open Finance, proporcionando uma experiência mais fluida ao consumidor.

Com a nova funcionalidade, os usuários poderão realizar pagamentos instantâneos via Pix por meio de carteiras digitais em smartphones, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira. Espera-se que, com o cadastro da instituição feito na carteira digital, o pagamento por Pix funcione de forma semelhante aos cartões de débito cadastrados nessas carteiras.

A nova funcionalidade será obrigatória a partir de novembro de 2024 para instituições que realizam 99% das transações de iniciação de pagamento. A partir de janeiro de 2026, todas as instituições participantes do Pix deverão adotar o recurso. O Banco Central também publicará normas específicas sobre os testes da nova funcionalidade, que estão previstos para novembro deste ano, com lançamento completo em fevereiro de 2025.

Além disso, para oferecer o Pix por aproximação, as instituições devem implementar mecanismos de comunicação via NFC, utilizando protocolos de mercado já disponíveis para essa tecnologia.
Fonte: CNN

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page