top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Banco Central menciona inflação e aumento no preço dos alimentos em ata do Copom

Reprodução
Reprodução
O Banco Central informou que o cenário de inflação de curto prazo continua desafiador, conforme a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira (4).

No documento, o comitê destaca que os preços dos alimentos aumentaram de forma significativa e que essa alta tende a se manter no médio prazo.

"Os preços dos alimentos se elevaram de maneira expressiva, em razão, entre outros fatores, da estiagem observada durante o ano e do aumento nos preços das carnes, também impactado pelo ciclo do boi. Esse aumento deve se propagar para o médio prazo devido à presença de importantes mecanismos inerciais da economia brasileira", aponta o texto.

Na última reunião, o Copom decidiu aumentar a taxa básica de juros para 13,25%, um aumento de 1 ponto percentual. Na ocasião, o comitê reafirmou o compromisso com o plano de ações previamente sinalizado e indicou que a próxima reunião deverá resultar em outro aumento de 1 ponto percentual, levando a Selic para 14,25% em março.

"Além da próxima reunião, o tamanho total do ciclo de aperto monetário será determinado pelo firme compromisso com a convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, especialmente dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções e expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos", afirma a ata.

Fonte:O tempo

Kommentare


Gazeta de Varginha

bottom of page