top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Banco Central Reforça Importância da Reancoragem das Expectativas de Inflação

A reancoragem das expectativas de inflação é vista pela diretoria do Banco Central como essencial para garantir a convergência da inflação para a meta, conforme mostrado na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No documento divulgado nesta terça-feira, o BC também informou que elevou marginalmente a hipótese de taxa de juros real neutra, de 4,5% para 4,75%.
O Copom destacou que a diretoria, de forma unânime, acredita na importância de perseguir a reancoragem das expectativas de inflação, independentemente das fontes da desancoragem. “A redução das expectativas requer uma atuação firme da autoridade monetária, bem como o contínuo fortalecimento da credibilidade e da reputação das instituições e dos arcabouços fiscal e monetário que compõem a política econômica brasileira”, afirmou o BC no documento.
O Copom reiterou que o ambiente global incerto e o cenário doméstico, marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demandam maior cautela. Na última quarta-feira, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, em decisão unânime, interrompendo o ciclo de afrouxamento monetário iniciado em agosto do ano passado.
A cúpula da autarquia já vinha fazendo declarações públicas indicando uma busca firme pela convergência da inflação à meta, mesmo com dados benignos de preços correntes. Fonte: CNN

Comentários


bottom of page