Bancos têm horários reduzidos de atendimento no final de ano
23 de dez. de 2024
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O expediente bancário será alterado durante as festas de fim de ano nas próximas duas semanas. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão um horário reduzido de atendimento, funcionando das 9h às 11h (horário de Brasília). Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente, e as compensações bancárias, incluindo transferências via TED, não serão realizadas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que apenas o sistema PIX, que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, estará disponível para transações durante esse período.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o funcionamento das agências será normal, assim como a partir de 2 de janeiro.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, que são feriados nacionais, não haverá atendimento bancário, e as agências estarão fechadas para o público. Além disso, as compensações bancárias não serão realizadas nessas datas.
Contas de consumo, como água, luz e telefone, que vencerem em dias sem compensação bancária (25/12, 31/12 e 01/01), poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem acréscimo de juros. No entanto, tributos e impostos que tiverem vencimento nesses dias precisarão ser pagos antes para evitar multas e juros.
A Febraban ressaltou que, normalmente, os tributos já têm suas datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso isso não tenha ocorrido, a recomendação é antecipar o pagamento ou, para boletos com código de barras, utilizar caixas eletrônicos, canais digitais, sites, aplicativos ou o atendimento telefônico dos bancos.
De acordo com a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para operações bancárias, e as agências não funcionam em feriados oficiais, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
A Febraban ainda destacou que os meios eletrônicos são uma alternativa prática e segura para os clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências e os canais digitais (aplicativos e sites) dos bancos para realizar transferências, pagamentos de contas e outros serviços.
Além disso, clientes que estão cadastrados como sacados eletrônicos podem pagar boletos bancários via DDA (Débito Direto Autorizado).
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