Bandeira tarifária deve permanecer com cobrança adicional até o fim do ano, apontam especialistas
O clima seco e quente observado em todo o Brasil, aliado a uma perspectiva negativa para o regime de chuvas, deve manter a bandeira tarifária vermelha nas contas de luz pelo menos até outubro, segundo especialistas consultados pelo Broadcast Energia. A expectativa de que as condições hidrológicas não melhorem de forma significativa sugere que a cobrança adicional poderá se estender até o final do ano.
De acordo com a Comerc Energia, os estudos indicam que a bandeira vermelha no Patamar II deve ser mantida em outubro, passando para o Patamar I em novembro e para a bandeira amarela em dezembro. Somente em janeiro de 2025 é esperado um retorno ao patamar verde, sem cobrança adicional.
A diretora de Assuntos Regulatórios da Comerc Energia, Ana Carla Petti, explica que a projeção para o cenário atual reflete tanto o baixo nível de afluência em setembro, de apenas 47% da média histórica, quanto a previsão de chuvas insuficientes para outubro. Mesmo com algumas expectativas de melhora em novembro, a incerteza permanece sobre o início do período úmido.
Comments