Barroso afirma que Judiciário entrou na "linha de tiro das críticas" e defende papel da Justiça
17 de fev.
Reprodução
Em sua participação na Sessão Solene de Homenagem realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta segunda-feira (17), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o poder Judiciário no Brasil tem sido alvo de críticas frequentes, mas enfatizou que essas críticas, muitas vezes injustas, fazem parte da dinâmica democrática.
Durante seu discurso, Barroso ressaltou que o Judiciário tem cumprido seu papel de "alternativa da sociedade contra a força bruta", afirmando que, ao invés de resolver conflitos por meio de violência, o sistema judiciário oferece a possibilidade de resolução através de argumentos e de um árbitro imparcial. Ele ainda comentou sobre a natureza das críticas ao Judiciário, afirmando que algumas são construtivas, enquanto outras são maldosas, mas que todas devem ser tratadas com seriedade.
O ministro foi homenageado na cerimônia e recebeu o Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho, em reconhecimento aos seus serviços prestados.
Comentários