Barroso critica politização sobre suspensão da rede social X pelo STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, declarou nesta segunda-feira (2) que há uma "politização indevida" envolvendo a suspensão da rede social X no Brasil. A suspensão foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes após o proprietário da rede, Elon Musk, se recusar a cumprir a ordem de remover perfis investigados por publicações consideradas antidemocráticas e ofensivas aos membros do STF.
Durante uma palestra na Universidade de São Paulo, Barroso afirmou que a retirada da representação da rede social no Brasil para evitar o cumprimento de decisões judiciais é inaceitável, reforçando que todas as plataformas digitais devem ter representação nos países onde atuam. Ele considerou a atitude como algo "não aceitável em qualquer lugar do mundo" e criticou a politização em torno do caso.
Mais cedo, a Primeira Turma do STF referendou, por unanimidade, a decisão de Moraes de suspender a rede social X no Brasil. A decisão também estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para indivíduos e empresas que utilizarem VPNs para acessar a rede de forma irregular.
Comments