top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

BDMG reativa crédito para pequenas empresas do turismo em MG com taxas reduzidas

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura
BDMG reativa crédito para pequenas empresas do turismo em MG com taxas reduzidas
Divulgação
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) retomou, nesta terça-feira (17/12), a linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas do setor de turismo em Minas Gerais. A iniciativa oferece condições diferenciadas, com taxas reduzidas de 0,41% ao mês + INPC e prazo de até 48 meses para pagamento. O crédito pode ser destinado a bares, restaurantes, pousadas e demais negócios que integram a cadeia produtiva do turismo no estado.

Desde 2019, o BDMG já atendeu quase 1.500 empresas do setor, liberando R$ 315 milhões em crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca que a linha é uma oportunidade única para os empreendedores ampliarem seus negócios. “É uma oportunidade diferenciada em termos de condições de mercado para que os empreendedores mineiros invistam em seus negócios e se tornem ainda mais atrativos, especialmente, com a proximidade do período de alta temporada”, afirma. Para ter acesso ao recurso, é necessário que a empresa possua o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O crédito oferecido já está impulsionando negócios como o de Elidiane Machado Guimarães, sócia da pousada Vale dos Canteiros, localizada em São João Batista do Glória, no Sul de Minas. Com os R$ 104 mil captados junto ao BDMG, Elidiane está realizando melhorias estruturais na pousada, que conta com quatro cachoeiras e demanda reforço em banheiros, acessibilidade e conforto.

“Recebemos muitas famílias e pessoas de todas as idades. As obras valorizam o hotel e facilitam o acesso dos turistas”, explica a empresária, que espera aumentar em 40% o número de visitantes após a conclusão das reformas. Além disso, a expectativa é de crescimento no faturamento. Segundo Elidiane, as condições do BDMG foram determinantes: “Não tem burocracia e a liberação do recurso é rápida.”

Rapidez e descentralização
Outro diferencial da linha Fungetur é a agilidade na contratação, feita de forma totalmente digital pelo site do BDMG. Os financiamentos têm como objetivo fortalecer o turismo em todas as regiões de Minas Gerais e estão alinhados com as políticas públicas descentralizadas do Governo do Estado.
Dados do IBGE mostram que Minas Gerais lidera o crescimento das atividades turísticas no Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, o setor no estado cresceu 8,9%, enquanto a média nacional foi de apenas 2%.

Os recursos disponibilizados pelo BDMG via Fungetur são captados junto ao Ministério do Turismo e contam com garantias do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Com isso, o acesso ao crédito se torna mais simplificado e seguro para os empresários mineiros.
Fonte: Agencia Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page