BH vai ganhar núcleo de diagnóstico e tratamento para pessoas com Transtorno Espectro Autista
gazetadevarginhasi
18 de dez. de 2024
1 min de leitura
Reprodução
O diagnóstico, tratamento e apoio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias serão centralizados em um novo Núcleo de Atendimento aos Transtornos de Neurodesenvolvimento, que ficará localizado no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte.
A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciado pelo Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, durante um balanço realizado nesta quarta-feira (18).
"Com o apoio do prefeito Fuad Noman (PSD), apresentamos a proposta para criar um espaço onde os pacientes possam contar com uma equipe especializada para realizar o diagnóstico – um processo que envolve múltiplas consultas – ou para descartar um diagnóstico.
A partir disso, será iniciado o acompanhamento e o tratamento. Esse atendimento será realizado de forma multidisciplinar, e as pessoas precisam de um local de referência, algo que atualmente não temos para oferecer todas as atividades necessárias com a devida atenção e profissionalismo", explicou o secretário.
O local está passando por reformas para receber os serviços, mas ainda não foi informado o número exato de atendimentos que poderão ser realizados, nem todos os serviços que serão oferecidos. Este será o primeiro de três núcleos que serão construídos na cidade.
Além disso, outra novidade anunciada foi a inauguração da Maternidade Odilon Behrens, prevista para o próximo semestre.
O novo prédio de seis andares terá capacidade para atender até 6.000 pacientes por mês. Segundo o secretário, a unidade aumentará em 85% a capacidade da enfermaria e acrescentará 15% na quantidade de leitos de UTI neonatal.
Comments