Biometria eleitoral é retomada em Minas e eleitores já podem comparecer aos cartórios
gazetadevarginhasi
23 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
Cadastro biométrico é retomado em Minas Gerais e eleitores já podem comparecer aos cartórios.
A Justiça Eleitoral de Minas Gerais reabriu o cadastro eleitoral, permitindo que eleitores façam ou atualizem o cadastramento biométrico. Para isso, é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral do estado com um documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e um comprovante de endereço. Homens que solicitarem o primeiro título no ano em que completam 19 anos devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar.
O atendimento nos cartórios acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, podendo ser realizado por ordem de chegada ou com agendamento prévio de data e horário. Os endereços dos cartórios estão disponíveis nos canais oficiais da Justiça Eleitoral.
Para esclarecer dúvidas, os eleitores podem entrar em contato com o Disque-Eleitor. Em Minas, o número é 148 (com custo de ligação local). Já para ligações de outros estados, o número é (31) 2116-3600. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
O cadastramento biométrico em Minas teve início em 2009. Desde então, mais de 10 milhões de eleitores, o que representa 63,96% do eleitorado, já realizaram a coleta das digitais. Em 259 municípios, a revisão biométrica foi concluída. Já em outras 594 cidades, o processo continua sem prazo obrigatório para comparecimento.
A biometria garante maior segurança na identificação do eleitor no momento da votação, contribuindo para a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral.
Comentarios