top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Boletim InfoGripe Indica Queda de Casos de Covid-19, mas Risco Persiste para Crianças e Idosos

Boletim InfoGripe Indica Queda de Casos de Covid-19, mas Risco Persiste para Crianças e Idosos
O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, indica uma manutenção na tendência de queda dos casos de covid-19 em grande parte dos estados da região Centro-Sul, mostrando uma reversão no aumento das infecções pelo Sars-CoV-2. No entanto, o estado do Rio de Janeiro sinaliza uma possível retomada de crescimento nos casos. A covid-19 permanece como a principal causa de internações entre idosos nas últimas semanas, enquanto o rinovírus é a principal razão de internação para crianças e adolescentes de até 14 anos.

A análise revela que a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela covid-19 tem maior impacto entre crianças pequenas e idosos, sendo que a mortalidade é mais alta entre os idosos a partir de 65 anos.

Em nível nacional, observou-se uma tendência de queda ou estabilidade dos casos de SRAG em crianças de até dois anos e idosos a partir de 50 anos. Nas demais faixas etárias, incluindo crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos, há um leve sinal de aumento de casos.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, reforça a necessidade de prevenção, especialmente nos estados com aumento de SRAG. “É recomendável o uso de máscaras em locais fechados e nos postos de saúde. Se houver sintomas como coriza, tosse, febre ou dor de garganta, o ideal é usar uma máscara para proteção,” orienta Portella.

Até o momento, foram registrados 9.191 óbitos por SRAG em 2024.
Fonte: Agência Brasil

Comments


bottom of page