Bolsas dos EUA despencam após Trump não descartar possibilidade de recessão
gazetadevarginhasi
10 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
Os principais índices acionários dos Estados Unidos registravam quedas expressivas nesta segunda-feira (10), refletindo a preocupação dos investidores com uma possível recessão na maior economia do mundo. O movimento negativo veio após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que não descarta essa possibilidade.
Por volta das 13h25 (horário de Brasília), o Nasdaq, índice que reúne ações de grandes empresas do setor de tecnologia, caía 3,50%, aos 17.563,25 pontos. O S&P 500 registrava queda de 2,15%, sendo cotado a 5.645 pontos, enquanto o Dow Jones recuava 1,13%, aos 42.316,58 pontos.
Declarações de Trump
Em entrevista exibida no canal Fox News no domingo (9), Trump minimizou as oscilações do mercado em meio à política tarifária dos EUA e evitou um diagnóstico definitivo sobre a possibilidade de recessão. O republicano destacou que as mudanças implementadas por seu governo podem levar tempo para surtir efeito.
"Eu odeio prever coisas assim [recessão]. Há um período de transição, porque o que estamos fazendo é muito grande. Estamos trazendo riqueza de volta para a América. Isso é algo importante. E sempre há períodos de ajuste — leva um pouco de tempo, mas acho que será ótimo para nós", declarou.
O presidente também enfatizou a necessidade de analisar a economia a longo prazo. "Se você olhar para a China, eles têm uma perspectiva de 100 anos. Nós trabalhamos trimestre a trimestre. E isso não pode ser o único critério. Você precisa fazer o que é certo. Estamos construindo uma base tremenda para o futuro", acrescentou.
Kommentare