top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Bolsonaro se recupera bem após cirurgias, mas tem 'discreto sangramento nasal'


Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recupera de forma "satisfatória e dentro do esperado" e "sem complicações", mas com "discreto sangramento nasal", de duas cirurgias realizadas na terça-feira (12), para correção de hérnia de hiato e desvio de septo. O quadro de saúde de Bolsonaro foi atualizado na quarta (13) pelo Hospital Vila Nova Star, localizado em São Paulo, onde ele está internado.
"O ex-presidente Jair Bolsonaro segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados. O pós-operatório transcorre sem complicações, com discreto sangramento nasal, sendo feitas instilações nasais para alívio, tendo mais facilidade para respirar e conversar. Incomodo parcial em orofaringe. O paciente iniciou dieta líquida e fria", diz o boletim.
"Do ponto de vista abdominal, o ex-presidente possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de sub oclusão intestinal. Será reavaliado oportunamente para possível intervenção cirúrgica, se necessário", acrescentou o hospital, no comunicado.
Havia previsão de realização de um terceiro procedimento para reconstituição das alças intestinais em razão da facada que sofreu nas eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG). Mas a cirurgia foi descartada porque o ex-presidente está com "função intestinal adequada", sem obstruções e com bom funcionamento, segundo o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.
Desde a facada durante compromisso de campanha eleitoral, Bolsonaro já passou por cinco cirurgias. A última foi em 9 de janeiro deste ano, nos Estados Unidos, quando o ex-presidente viajou antes da cerimônia de transmissão do cargo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi submetido a uma aderência em uma hérnia incisional depois de sentiu dores abdominais.
Em setembro de 2019, um ano após a facada, foi feita a quarta intervenção também no Vila Nova Star, em São Paulo. As outras três cirurgias foram logo após o episódio, em 2018, na Santa Casa de Juiz de Fora (MG) e no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Além dos procedimentos, Bolsonaro soma outras internações por desconfortos por conta da facada.
Fonte: O Tempo

Comments


bottom of page