Botafogo completa dois meses sem técnico e supera marca de 2024
24 de fev.
Reprodução
Após a derrota por 1 a 0 para o Vasco no último domingo (23), pela última rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo encerrou sua participação na competição igualando a pior campanha da história do clube. O início de temporada ruim reflete as constantes mudanças no comando técnico desde a saída de Artur Jorge.
Em 2024, o Alvinegro já havia passado por um período sem treinador no início do ano. Tiago Nunes foi demitido em 22 de fevereiro, após um empate com o Aurora, da Bolívia, pela fase preliminar da Libertadores. Durante seus três meses à frente da equipe, conquistou quatro vitórias, sete empates e sofreu quatro derrotas, com aproveitamento de 42,2%. Após sua saída, o auxiliar permanente Fábio Mathias assumiu interinamente até a chegada de Artur Jorge, oficializado em 5 de abril, 43 dias depois.
Neste ano, a indefinição no comando técnico é ainda maior. Artur Jorge deixou o clube em 3 de janeiro, e Carlos Leiria, técnico da equipe sub-20, foi alçado ao time principal para a disputa do Campeonato Carioca. No entanto, os maus resultados levaram a diretoria a devolvê-lo à base, nomeando Claudio Caçapa como interino. Com isso, o Botafogo já soma 51 dias sem um treinador efetivo, sem previsão de anúncio.
Negociações emperram, e Botafogo segue sem técnico
Nos últimos dias, o clube esteve próximo de acertar com o português Vasco Matos, mas o treinador recusou a proposta na reta final das negociações. Diante do impasse, John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, continua a busca por um nome que abrace o projeto do clube.
No último domingo (23), Textor se reuniu com o italiano Roberto Mancini, um dos favoritos ao cargo. No entanto, a pedida salarial do treinador — € 8 milhões por ano (cerca de R$ 4 milhões por mês) — foi considerada alta, o que pode dificultar o acerto.
Enquanto aguarda a definição de seu novo comandante, o Botafogo se prepara para um desafio decisivo. Na próxima quinta-feira (27), enfrenta o Racing, no Nilton Santos, pelo jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana. O time precisa reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida para levar a decisão aos pênaltis ou vencer por três gols de diferença para conquistar o título.
コメント